Entrevista | Cátia Reis

15:21

Olá!

Esta publicação é especial. Decidi fazer uma entrevista a uma blogger que para mim é mais do que isso. Além de minha ex-colega de turma e amiga, foi uma das pessoas que me incentivou a embarcar nesta aventura que culminou  na criação do FRS Blog! 
Entrevistei a Cátia Reis, do blog Haute Couture, com 22 anos de idade, residente em Santa Maria da Feira e, atual, estudante universitária a frequentar o curso de Psicologia Clínica e Saúde.
                    
FRS - Olá Cátia. Antes demais, obrigado por teres recebido esta proposta com entusiasmo.
Quando é que criaste o blog e porquê?
CR - O meu atual blog, Haute Couture, foi criado em 2014. Contudo, já sou blogger à 7 anos. Decidi apostar no Haute Couture porque pretendia juntar num espaço tudo o que gostava – psicologia, moda, utilidades, tecnologias, cinema e por aí fora…
FRS - Então podemos dizer que o Haute Couture é um blog pessoal?
CR - Sim. É um blog pessoal, mas, geralmente, não intimo.
FRS - Como já és blogger à 7 anos podes indicar o teu projeto anterior?
CR - O meu primeiro projecto, que foi o meu primeiro contacto no mundo de bloggers de moda, foi no blog Moda&Style, com a adorável Joana Freitas (http://www.modaestyle.com.pt/). Tenho um blog pessoal privado também.
FRS - Como surgiu o nome do blog? Porquê Haute Couture?
CR - O nome surgiu por sugestão de uma velha amiga. Um dia ela disse: “gostas da moda de Paris, gostas de ser alta como uma modelo…porque não Haute Couture?”. O nome surgiu de uma piada e acabou por se tornar algo sério.
FRS - Tens alguma formação que aches útil e contribua para o blog?
CR - Sim. Tenho algumas formações em edição digital de fotografia, tiradas em workshops na faculdade.
FRS - Quais são os principais assuntos que abordas no blog? Consegues dizer-me uma temática e quais os tipos de publicações que gostas?
CR - Eu abordo tudo no blog, não há um assunto específico. Gosto de falar de viagens e eventos. Até gostaria de falar mais sobre viagens, era um bom sinal, viajava mais. Gosto de abordar as minhas experiências pessoais mas também filmes e, sobre tudo, novas tendências.
FRS - Como não há um assunto específico do blog, até porque já referiste que é um blog pessoal e falas do que gostas, há algum assunto que não gostes de falar?
CR - Sim. Sinto-me um bocadinho fora da área no que toca à maquilhagem. Não é que eu não me maquilhe, mas não ando a par das tendências de maquilhagem. Tenho produtos fiéis e sigo um gosto pessoal. Não sou de tendências ou modas, se gosto de algo neste campo, uso.
FRS - Qual é o tema que o público (seguidores e visitantes) mais gosta?
CR - O público gosta de coisas pessoais. O último post do blog, sobre a minha vida universitária (em jeito de desabafo) revelou-se um sucesso. O público gostou e comentou. E é neste tipo de posts que noto que o público masculino surge e interage. O público masculino sente-se mais a vontade e um maior interesse em publicações de cariz mais pessoais e relativas a experiências vivenciadas por mim, bem como opiniões sobre filmes e séries (blogger), enquanto que o feminino gosta de tudo um pouco.
FRS - Publicas com que regularidade?
CR - Esta pergunta é crime! Não sei precisar a regularidade ou a frequência das publicações. É notório que escrevo mais de inverno, não sei se é pelas condições atmosféricas (passo mais tempo em casa, geralmente) ou por ter mais tempo. Mas para escrever tenho de ter inspiração. Além disso, as minhas publicações tem de ser úteis para alguém, tem de interessar pelo menos a uma pessoa…se for para escrever palha, mais vale manter-me longe do pc.
FRS - Desde quando é que começou o interesse por blogs e pela escrita?
CR - Sabes que o meu interesse por blog e pela escrita já vem à algum tempo, mais precisamente 7 anos. Desde os 15 anos de idade, altura em que escrevia para desabafar, que me interesso por blogs e pela escrita. Todavia, o interesse pela moda e por coisas mais femininas despertou a partir dos 20 anos. O Haute Couture não foi o meu primeiro blog e ainda tenho o meu primeiro blog que se encontra privado, sendo que é uma espécie de diário pessoal. Já o Haute Couture é mais direcionado para a minha vida social, menos íntima e privada. O meu atual blog foi um projeto que acabou por nascer após 8 ou 9 meses de trabalho. Demorou algum tempo porque eu queria o blog (a plataforma) dá maneira como idealizei. Então era bastante exigente e, ainda, estava “dependente” da pessoa que me construiu o design do blog, pois não percebo muito de HTML e escrita computacional.
FRS - Com certeza que segues alguns, ou até muitos, blogs. Podes indicar quais são os blogs ou bloggeres que mais te fascinam?
CR - Sigo vários bloggers e blogs. Os blogs que me fascinam são aqueles que demonstram ser fruto de imensa paixão e trabalho por parte da pessoa que os escreve. Gosto da Ivânia (http://ivaniasmode.com) desde os 15 anos – adoro poder continuar a notar a evolução do estilo dela, ela posta fotos e experiências maravilhosas. Gosto também de espreitar o Miguel, do blog Mar de Recordações (http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt), pois antes de ser blogger, é um grande amigo virtual e uma pessoa espetacular. Recentemente, comecei a seguir uma colega de terra, a Denise de Assis (http://www.denisedeassis.com), uma rapariga giríssima, com um estilo impecável e com o qual me identifico imenso! Tirando estes, gosto de todos os bloggers que são atenciosos com os leitores, que promovem evolução grupal e que são engraçados e inovadores no conteúdo.
FRS - Aprecias a disponibilidade e dedicação das bloggers para com os seguidores. Tu dispensas algum tempo a responder aos que comentam?
CR- Sim. Eu nunca deixo ninguém sem resposta e valorizo muito isso!
FRS - Quais os blogs que não perdes tempo nem gostas de ver ou seguir?
CR -  Esta nova onda dos blogs ‘pseudo-famosos’ irrita-me um pouco. Não digo que são todos, mas a maioria destes blogs já possuem trabalho facilitado, pois contam com imensos parceiros e vários tipos de publicidade. Não acho que este tipo específico de famosos não tenha trabalho com o blog, mas que têm muita ajuda…é uma equipa a gerir o blog e a trabalharem nele! Nós, bloggers como eu e tu, estamos praticamente sozinhas e lutamos imenso para trazer algo inovador para os nossos leitores…
FRS - Inspiras-te em publicações de outros blogs? Se sim, quais os blogs que te inspiram? Consideras algum blog/blogger como o teu ídolo?
CR - Sim e não! Não tenho nenhum ídolo, necessariamente, mas inspiro-me no Mundo que me rodeia: publicidades, semanas da Moda e por aí fora. Além disso, não nego que quando leio uma publicação me possa despertar uma ou outra ideia. É claro que me inspiro, tal como todas. Mas pretendo procuro sempre coisas novas e inovadoras.
FRS - Quais são as tuas marcas favoritas?
CR - A nível de roupa gosto da H&M porque é uma loja que pensa nas pessoa que medem um metro e 85 centímetros. É a única loja (acessível) que faz calças para este padrão de pessoas. Também gosto da Zara, Parfois e da Primark.
A nível do calçado saliento a Nike e a All Star.
FRS - Que tipo de produtos costumas mais comprar?
CR - Sapatilhas, eu gosto de sapatilhas. E convínhamos que saltos altos para quem tem 1.85 não favorece. Também compro tops e saias de cinta subida. Ah… E batons. Da KIKO acho que tenho a coleção toda.
FRS - Houve algum produto ou marca que te desiludiu?
CR - Sim. Duas marcas. A Bershka que reduziu o tamanho num duplo sentido, diminuiu os tamanhos /números e diminuiu em comprimento, ou seja, tamanhos mais pequenos e roupa mais curta. E a C&A que na minha opinião parou no tempo. Parece uma loja mais antiga que não evolui nem segue as novas tendências.
FRS - Tens algum produto que pretendes adquirir brevemente?
CR - Umas Nike Air Max Tea e um telemóvel (LG G3 ou G4).
FRS - O que não pode faltar na tua mala?
CR - O telemóvel, a carteira, os óculos do sol, o batom de cieiro, as chaves do carro, o computador (em tempo de faculdade) e um necessaire para retocar a maquilhagem ao longo do dia.
FRS - Não podes viver sem…?
CR - Telemóvel! Não consigo viver sem telemóvel.
FRS - Já recebeste comentários negativos? Como lidaste com essa situação?
CR - Já! Recebi alguns. Tive uma situação muito engraçada. Agora é engraçada mas na altura não achei muita piada. Foram comentários desagradáveis, alguns de cariz sexual, contudo descobri o IP e a pessoa. Também recebo algumas críticas que encaro de forma positiva e como forma de motivação e melhoramento. São as críticas que nos fazem crescer.
FRS - Quais são os teus desejos para o futuro do blog?
CR - Pretendo que o blog continue a funcionar. Pretendo conhecer novos leitores. Gostava muito que o blog se torna-se algo mais profissional ou que, pelo menos, se forma uma ponte entre o blog e a minha futura profissão (psicóloga).
Até agora o blog tem funcionado e espero criticas – sejam elas positivas ou negativas – pois contribuem para a evolução favorável do meu amado blog.
FRS - Muito obrigada pela disponibilidade, simpatia e, mais do que isso, pelos momentos agradáveis.
Espero que tenhas gostado desta publicação e que continues a acompanhar o FRS Blog!


8 Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Beijo com Amor ♥
      Fabiana Ribeiro da Silva (http://afabianasilva.blogspot.pt/)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá!
      Estou a seguir o teu blog.
      Beijo com Amor ♥
      Fabiana Ribeiro da Silva (http://afabianasilva.blogspot.pt/)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem :)
      Beijo com Amor ♥
      Fabiana Ribeiro da Silva (http://afabianasilva.blogspot.pt/)

      Eliminar
  4. Olá querida! Tenho muito orgulho por ter sido o alvo desta entrevista e fico contente que te tenha contaminado com o bichinho dos blogs eheheh. Espero que tenhas muito sucesso neste mundo!
    Beijinhos.
    Http://www.hautecouturebycatia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia.
      Obrigada pela me teres 'contaminado', é bom ter o bichinho dos blogs que nos dá entusiasmo para continuar.
      Boa sorte para o teu Haute Couture!
      Beijo com Amor ♥
      Fabiana Ribeiro da Silva (http://afabianasilva.blogspot.pt/)

      Eliminar

Facebook

Instagram

YouTube