Rotina de Beleza | Água Termal

12:12

Olá!

O assunto de hoje é: água termal. A água termal, proveniente das estações termais francesas, é mais mineralizada que a água comum e pode usar-se em todos os tipos de pele, incluindo peles sensíveis ou sensibilizadas. É extraída das rochas, possuindo compostos minerais altamente concentrados como ferro, zinco, selênio, silício, entre outros. Além de conter uma quantidade maior de sais minerais, a água termal de diferencia-se da água mineral por ter pH neutro e alcalino. Contrariamente, a água mineral que utilizamos para necessidades diárias tem pH, geralmente, ácido. 
A água termal não é igual nem pode ser substituída pela água mineral nem pela água micelar (podem ler mais sobre a composição e função da água micelar numa publicação na página de Facebook de FRS Blog). É visível a diferença logo pelo preço, com certeza que constatam que a água termal é bastante mais dispendiosa do que a micelar e ainda verificam uma diferença maior quando comparam com a água mineral.
A minha água termal, de momento, é da Uriage. No entanto, existem várias marcas de água termal: Vichy, Caudalie, Avène, La Roche-Posay, entre outras, e podem encontrar, essencialmente, em farmácias e parafarmácias. Os preços, esses rondam os 10€ (preço estimado para recipientes que contêm 150 ml).  
Não devemos considerar a água termal um item supérfluo devemos, sim, conceder a este produto um lugar cativo na nossa rotina diária de cuidados de beleza. A água termal é bastante benéfica para a pele e o seu uso acarreta imensas vantagens: ajuda a renovação celular, estimula as defesas antioxidantes da pele, limpa, hidrata, refresca, acalma e, ainda, protege a pele de agressões como ar condicionado, poluição, vento, frio, conferindo um aspeto saudável e radiante ao rosto. Pode ser usada como calmante depois de um escaldão e após a depilação, o barbear e/ou esfoliação. Ajuda a refrescar e auxilia na cicatrização.Além disso, este produto possui uma forte ação antioxidante e anti envelhecimento. 
Este produto serve, ainda, para hidratar o cabelo sem o deixar pesado, ajuda a diminuir o efeito frisado e quando borrifado no couro cabeludo ajuda a diminuir o excesso de oleosidade.
Como podem verificar, a água termal é multifuncional e o seu uso trás imensos benefícios.

Limpar
Podem usar a água termal para limpar a pele e de seguida podem aplicar outros produtos, como antirrugas e hidratantes, que irão penetrar melhor nas camadas da pele. Este processo também prepara a pele para receber a maquilhagem. 
Proteger
Podem usar na vossa bolsa diariamente, existem embalagens de água termal em tamanho de viagem para ser mais fácil de transportarem no quotidiano. Apliquem ao longo do dia. A água formará uma película protetora, evitando o ressecar e a sensação de pele repuxada.
Acalmar
Algumas borrifadas de água termal durante o dia acalmam o ardor e a vermelhidão. E, para o público masculino, esta água serve também para aliviar a pele no pós-barba.
Cicatrizar
A água termal ajuda a cicatrizar em casos de queimaduras solares e espinhas. 
Criar novas texturas
Como já referi, a água termal ajuda a preparar a pele para receber a aplicação da maquilhagem, mas, também, é um verdadeiro aliado dos pincéis e para humedecer as esponjas.
A água termal apresenta diversos benefícios. Resumidamente, os principais benefícios da água termal:
1- Antioxidante, uma vez que protege as células dos radicais livres;
2- Acalma a pele;
3- Refresca a pele;
4- Hidrata a pele;
5- Reduz o desconforto da pele;
6- Alivia o incómodo e irritação do pós-sol, pós-barba e pós-depilação;
7- Alivia a dor, a vermelhidão, o ardor e a inflamação;
8- Ameniza a sensação de feridas e queimaduras solares;
9- Purifica a pele;
10- Suaviza irritações e coceira;
11- Fixa a maquilhagem, quando aplicada antes e depois da maquilhagem faz com que esta dure mais tempo;
12- Trata problemas de pele, como acne e alergias;
13- Fecha os poros;
14- Trata picadas de insetos.  

Este produto é muito simples de usar, porém existem alguns cuidados especiais antes de usar a água termal. Nunca agitar o frasco, borrifar o produto com o frasco na vertical e não borrifar muito próximo do local que pretendemos atingir (o ideal é respeitar uma distância de 20 centímetros). Podem aplicar um pouco no rosto ou na região a hidratar, sempre que acharem necessário. 
A água termal não é um item supérfluo, mas antes um essencial a ter em consideração. Incluam a água termal na vossa rotina de cuidados diários com a pele!





0 Comentários

Facebook

Instagram

YouTube