Aparelho ortodôntico | Conviver com aparelho dentário

Olá!

A higiene oral é sempre muito importante, e com aparelho ortodôntico os cuidados devem ser redobrados. Em 2015 recorri à ajuda da medicina dentária para melhorar o meu sorriso. Depois de vários exames, realização de um ensaio fotográfico ao sorriso e execução de moldes, coloquei o aparelho ortodôntico superior em maio de 2015 e o inferior em junho, do mesmo ano. Neste momento, estou na reta final. Espero brevemente retirar o aparelho.
Apresento-vos algumas situações que só quem usa, ou usou, aparelho nos dentes pode entender. E quem não usou passará a compreender melhor quem usa.
- Passar a comprar escovilhões ortodônticos para ‘substituir’ o fio dentário. 
- Viver rodeada de um arsenal de escovas, escovilhões, elásticos ortodônticos, gel gengival e cera ortodôntica. 
- Ter um encontro marcado mensalmente com a medicina dentária para a consulta de controlo do aparelho ortodôntico.
- Tomar sempre uma decisão por mês: qual a cor dos elásticos dos brackets?
- A maldita dor após a consulta de controlo do aparelho. Sentimos que os dentes estão doridos ou até pisados. É uma sensação muito estranha e inexplicável. 
- A tristeza de não poder comer maçã sem ser laminada. É das coisas que mais me custa. Adoro maçã, mas prefiro a ingerir às trincas e não laminada. Algumas vezes lá arrisco a dar umas trincas na maçã e até hoje não estraguei o aparelho.
- O desafio de tirar fotos sem sorrir. Comigo isto não acontece. Eu sou tão feliz e expressiva que ando sempre a sorrir e a amostrar os ferrinhos! E se vejo uma câmara o mais provável e abrir um sorriso. Contudo, existem pessoas que não são capazes de sorrir nas fotos porque usam aparelho ortodôntico. 
- Não usar maquilhagem. Existem pessoas que deixaram de usar maquilhagem, mais precisamente batom, devido ao aparelho. É inegável que o uso de batom, principalmente quando tem uma cor mais garrida, confere uma maior atenção aos lábios. Os olhares recaem sobre a nossa boca e não nos deixam despercebidas e discretas. Reconheço esta situação, mas eu nunca me privei de maquilhagem por ter aparelho. Uso a maquilhagem como anteriormente. Confesso-vos, ainda, que foi com aparelho que comecei a usar batom de cores mais excêntricas. Gosto tanto que continuarei, mesmo quando retirar o aparelho.
- O sofrimento quando o arco do aparelho dentário se solta e o ferrinho incomoda. 
- O sofrimento quando um bracket descola. 
-O sofrimento do elástico que se desprende e magoa. 
- Fugir dos desportos com bolas e tudo o que possa vir dirigido à boca. 

Já estou habituada ao aparelho ortodôntico. Admito que lhe acho uma certa piada e não sinto que me fica mal. Quando o coloquei continuei a usar maquilhagem, a sorrir e a viver da mesma forma só com mais alguns cuidados na minha higiene oral e a laminar alguns alimentos que poderiam danificar o aparelho. 

E desse lado? Usam aparelho ortodôntico? 




Partilha em:

ADICIONAR COMENTÁRIO

4 comentários:

  1. Nunca usei e espero continuar sem a necessidade de o usar. Acredito que não sejam tempos fáceis. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Apesar de tudo vale a pena os pequenos sofrimentos. É por uma boa causa.
      Beijo com Amor ♥
      FRS Blog | Fabiana Ribeiro da Silva
      www.afabianasilva.blogspot.pt

      Eliminar
  2. Ola minha FRS...
    Nao uso aparelho atualmente mas ja usei, confesso ke sofri muito, usei por mais ou menos 4 anos, o aperto mensal era horrivel, o ter ke evitar comida dura, o ter ke andar com a tralha das escovas e companhia atras...
    Pois sempre ke komia algo eu ia logo lavar os dentes com medo de ficar algo preso no aparelho...
    Nao importava rir, eu ria sempre ke tinha vontade...confesso ke aparelho nao é pera doce...
    Tive kuase 4anos sem comer maça, eu adoro maça, e como nao podemos comer, mais vontade dá... mas quando tirei o aparelho a primeira coisa ke fiz foi comer uma maça, ahhhh e soube-me tao bem ao fim de 4 anos...
    Mas tudo passa e acaba tudo bem... gosteiiii imenso do post...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Concordo contigo. Todo o sofrimento será compensatório no final. E eu já estou mesmo na reta final! O que é mesmo mais desagradável são as dores depois da consulta de controlo do aparelho.
      Beijo com Amor ♥
      FRS Blog | Fabiana Ribeiro da Silva
      www.afabianasilva.blogspot.pt

      Eliminar