Cores Pantone | Outono/Inverno 2017-2018

14:41

Olá!

À semelhança de uma publicação do ano anterior, decidi partilhar convosco as cores Pantone para esta temporada que se diz mais fria, mas se está a revelar igualmente quente. 
A Pantone, organização mundial no campo da cor, trabalha com o design de interiores mas, também, tem uma forte influência no mundo da moda. Para cada temporada é revelada a tendência de cores. Assim, a Pantone enche-nos de referências e inspirações para o próximo outono/inverno 2017-2018. 
Ao nível das tendências de design destaca-se o fascínio com letras e palavras como elemento de design, o uso de triângulos em temas contemporâneos e vintage e os diamantes dimensionais.
Entre as cores, ressaltam os metálicos, tons clássicos e o aumento do fascínio pelo iridescente, perolizado e translúcido. Cores mais exóticas e intensas ganham representatividade, o que contrasta com a popularidade dos tons pastéis nos últimos anos. Mesmo assim isso – o que não significa que essas cores estejam indo embora. 
A maioria das tendências para 2018 surgem em oito paletas da Pantone:
Paleta Verdure – este conjunto de diferentes tons verdes (médios e claros) caracteriza os tipos de vegetais e simboliza a saúde. Esta paleta conta com uma abundância de verdes que se conjugam com roxos-claros, outros tons pálidos de amarelo e azul e alguns tons brilhantes e contrastantes. 
Paleta Resourceful – nesta paleta assiste-se a uma combinação inteligente e engenhosa entre tons quentes e frios. As cores chave são o laranja e o azul, as cores complementares no círculo cromático. 
Paleta Playful – uma paleta divertida, peculiar e fora do comum que apresenta vários tons vibrantes de amarelo, verde e azul. O amarelo vivo, o verde claro e o rosa goiaba são as estrelas desta paleta.
Paleta Discretion – como o próprio nome indica, a paleta expõe cores discretas e subtis, demonstrando o oposto da paleta Playful. Esta paleta possui tons mais neutros puxados para o rosa, para o vermelho e para o roxo. Estes tons agradam as pessoas que preferem uma decoração mais neutra.
Paleta Far-fetched – uma paleta refrescante que combina três populares tons de rosa, alguns tons terrosos e amarelo.
Paleta Intricacy – um conjunto de cores como preto, cinza, castanho marrom e amarelo enxofre. Esta paleta traz tons metálicos com toques dramáticos de amarelo e chumbo.
Paleta Intensity – é a paleta que proporciona uma mistura eclética de cores.Composta por tons de ameixa, azul ouro e preto, esta paleta combina cores que remetem força, poder e sofisticação, de acordo com a diretora executiva da Pantone.
Paleta Tech-nique – as cores incluem tons vibrantes de azul, verde e roxo, juntamente com brilho de turquesa e rosa.
Importa, agora, anunciar a seleção das dez cores mais elegantes para esta temporada. Na temporada outono-inverno 2017-2018 as dez cores mais elegantes incluíram o vermelho saturado (Grenadine), a borgonha com influência do tom beringela (Tawny Port), o rosa pálido (Ballet Slipper), o bege (Butterum), o azul-escuro (Navy Peony), o cinza (Neutral Gray), o verde-escuro (Shaded Spruce), o verde dourado (Golden Lime), a cor das ondas do mar (Marina) e o laranja abafado (Autumn Maple).
É certo e sabido que o Greenery foi eleito como a cor de 2017. Contudo, a Pantone ainda não revelou qual será a cor do ano 2018. Eu aposto que a cor de 2018 estará entre os tons metálicos e intensos. 
Já elegeram a vossa cor preferida para esta temporada?



2 Comentários

  1. Um post muito completo. Boa pedquisa e obrigada por partilhares.
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijo com Amor ♥
      FRS Blog | Fabiana Ribeiro da Silva
      www.afabianasilva.blogspot.pt

      Eliminar

Facebook

Instagram

YouTube